sábado, 28 de maio de 2011

Cuidados com óleos essenciais


Evite passar puros os seguintes óleos, pois podem causar queimaduras ou ardência:
Capim limão, citronela, canela cascas, mostarda I, arruda, tomilho vermelho, tagetes,
cominho comum, oréganos (menos o lavanda), cravo da índia e palmarosa.
Podem ser tóxicos os seguintes óleos se empregados via oral e mesmo em
massagem ou inalações evite em grávidas: salsa (planta e sementes), cálamo,
cássia folhas, bétula doce, wintergreen, poejos, manjericão exótico e de cheiro,
mostarda I, arruda.
Os seguintes óleos podem ocasionar manchas de pele se após seu uso tomar-se sol:
Grapefruit, bergamota, limão, laranja da terra, lima, cominho comum, arruda.
Mantenha longe de criança vidros contendo óleos essenciais.
Em caso de alergias, irritação ou efeitos colaterais suspenda qualquer uso que esteja sendo feito.



Fonte: Curso aromaterapia - UHCDB

sábado, 7 de maio de 2011


http://www.google.com.br/search?q=mensagem+de+dia+das+m%C3%A3es&hl=pt-BR&prmd=ivns&source=lnms&tbm=isch&ei=OM_FTZuBHcWdgQep34HLBA&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&cd=2&ved=0CBkQ_AUoAQ&biw=976&bih=517

"APRENDIZADO CONSTANTE"


Não colocar a culpa nas outras pessoas por nossos erros é o fator principal, assumir sua postura perante a vida e aprender com os erros e as pessoas que encontramos.
O universo nos traz experiências valiosas quando sabemos aproveitá-las, atingindo assim seu objetivo, esqueçer as ofensas consiste em saber perdoar e praticar o amor sempre.


Paz e Luz

ÓLEO ESSENCIAL PARA EQUILIBRAR O CHACKRA CARDÍACO

Bergamota – A cor verde do óleo de Bergamota sugere afinidade com o Chakra do Coração, e isto é particularmente oportuno quando este chakra está “machucado” de dor. Nas dores, muitas pessoas fecham o Chakra do seu coração, e são incapazes de receber e dar amor. Os efeitos calmantes, alegres e celestiais do óleo de Bergamota poderão ajudar na cura e na abertura deste centro de energia para trazer de volta a alegria. Onde o coração já esta aberto, a bergamota ajuda a pessoa a irradiar a felicidade a sua volta e a curar os outros. O verde é uma cor que acalma e este óleo pode ser usado para qualquer outro chakra onde esteja presente a excitação, confusão e agitação. A Bergamota poderá ser reforçada associando-se sua ação a determinados cristais.

Ínula – A sua bela cor verde fala imediatamente da sua afinidade com o Chakra do coração. Tem um efeito muito revigorante, que ajuda os tímidos e aqueles que têm dificuldade em encontrar um parceiro ou ainda os que não sabem expressar seus sentimentos. Tem uma notável importância para aqueles que se amedrontam com a idéia de usarem a própria capacidade e os próprios dons, ou ainda que não sabem trazer à luz a sua própria beleza interior. Auxilia quando há bloqueio de energia entre o Plexo Solar e o Coração, neste caso aplicar entre estes Chakras. Trabalha aspectos de caráter onde a questão moral precisa ser elevada.

Rosa – O óleo de Rosa é absolutamente o melhor para o Chakra do coração, o centro do amor, tratando-se tanto de um amor por uma determinada pessoa, seja o amor universal. O desabrochar da rosa, do botão à flor, simboliza a abertura do coração ao amor. O óleo leva saúde ao Chakra do coração e o ajuda a reabri-lo quando a dor causou o seu fechamento, e quando o chakra está aberto, a Rosa reforça sua energia permitindo que a energia do amor espalhe-se em sua volta. A Rosa, antes de tudo, é a flor do amor, seja humano ou divino. Junto aos primeiros cristão era a flor dedicada à Vigem Maria. Também trazia em si o símbolo do amor, divino.

Melissa – Conhecido há tempos por sua propriedade de levar conforto a quem está com Sensação de vazio, dores da separação. Tem uma afinidade seja com o Plexo Solar seja com o Chakra do coração (seu nome em sueco soa como “Jóia do coração”), e ajuda a alinhar nossa vontade com a divina. A natureza da planta em si mesma simboliza imortalidade. É quase impossível eliminá-la, mesmo quando podada até a raiz, regenera-se e rapidamente produz uma massa de novas sementes. O senso de unidade espiritual faz da Melissa um ingrediente útil para a meditação em grupo, especialmente quando as energias do grupo deverão ser endereçadas para uma mesma intenção. Auxilia quando há bloqueio de energia entre o Plexo Solar e o Coração, neste caso aplicar entre estes Chakras.

Jasmim – O Jasmim nos ajuda a entender que não existe divisão entre o amor físico e o divino. Tem o poder de transcender o amor físico, também está em ressonância com os chakras Cardíaco e Coronário, unindo os centros de amor e espiritualidade ao centro Esplênico. O Jasmim pode desenvolver o senso artístico, está ligado com a própria criatividade, com uma resposta maior à beleza visual, à música, e artes em geral.

Gerânio – Harmoniza e equilibra. Ajuda as pessoas que se curvam, que se anulam perante os outros, dá coragem aos tímidos para que tomem atitudes. Antidepressivo que acalma perante as emergências. Indicado para aqueles que racionalizam os sentimentos e habitualmente se contradizem ao invés de se sentirem e se expressarem. Ajuda na reconexão dos sentimentos e no desenvolvimento da sensibilidade emocional, trazendo relaxamento espontâneo. Oferece a capacidade do despertar da comunicação intima, tornando a pessoa capaz de receber e experimentar. Com isto, diz o quão importante é poder dar-se e expressar-se verdadeiramente. Trata-se de um fortalecedor de energia vital. Reunindo sentimentos de calma, força e segurança, torna-se benéfico para ansiedade crônica e aguda, Ajuda a aprender, ouvir e confiar na voz interior. Também abre o coração e deixa fluir o Amor Universal. Trabalhando na área dos sentimentos, oferece paz e tranqüilidade.

Manjerona – A manjerona trás aconchego, é acolhedora, refrescante e aquecedora, Trabalha muito com as emoções. Resgata a segurança. Auxilia bem os sentimentos nas situações de perda, nas carências, preparando o emocional, estimulando e confortando para enfrentarmos aquelas situações em que parece que a vida não anda. Ajuda a liberar as energias estagnadas, facilitando passarmos a limpo os processos reprimidos que nos bloqueiam. Nos motiva e ampara, livrando-nos das inseguranças, medos, e bloqueios que criam as barreiras que se manifestam nas repetições de situações desagradáveis. Remove as estagnações, os nódulos do passado, as coisas mal feitas. Trabalha para fortalecer em nós o amor incondicional. A manjerona auxilia fortemente na vontade de Ser, de Viver, respirar bem, facilita a Vida, pois facilita a respiração. Reconfortante e revigorante auxilia a superar a tristeza pela perda do sentir a vida, aquele sentimento que envolve as pessoas de tristeza e frustração quando percebe que o tempo passou, a velhice chegou, e o vazio de não mais sentir a vida, como se já tivesse cumprido a Missão.

Tea-tree – Excelente para cuidar o Timo e o Sistema Imunológico. Revigora a mente, especialmente para pessoas fisicamente delicadas que lutam não apenas com problemas físicos, mas que também sofre o sentimento do medo da perseguição e da morte, o que pode facilmente exacerbar as doenças crônicas. Age basicamente contra o medo da enfermidade e da morte. Encoraja a força para enfrentar as adversidades sofridas no corpo físico. Traz-nos confiança para seguirmos a orientação superior.

Vetivert – Tem um contato direto com todos os chakras, seja de maneira geral ou particular. No geral, o Vetivert serve para equilibrar o mecanismo dos chakras, harmonizando, equilibrando e reordenando a energia de um com outro chakra. Os efeitos equilibrantes do Vetivert são usados para equilibrar e coordenar a energia de qualquer um daqueles que pretendem fazer meditação. A sua natureza equilibrante nos lembra que a plenitude abrange tanto o corpo físico quanto o espiritual.



FONTE: http://universonatural.wordpress.com/2010/09/07/chakra-do-coracao/