sexta-feira, 20 de agosto de 2010

QUINTO CHAKRA - LARÍNGEO (do sânscrito: "Vishudda": "O purificador")


Localização: garganta
Correlação física: ligado à glândula tireóide e paratireóide. É o responsável pela irrigação da boca, garganta e órgãos respiratórios. Bem desenvolvido, facilita a psicofonia e a clariaudiência. É considerado também como um filtro energético que bloqueia as energias emocionais, para que elas não cheguem até os chakras da cabeça.
Cor: azul celeste, lilás, branco-prateado ou rosa
Pedra: Lápis - Lazuli
Bija-mantra: "HAM"

Localiza-se na parte posterior da nuca, estendendo-se para cima até a medula oblongada, envolvendo a glândula carótida e desce até os omoplatas. É um centro extremamente poderoso e um dos mais desenvolvidos no homem. Na atual raça, ária, está despertando rapidamente.
É regido por Saturno antes da primeira iniciação e após a terceira. É o centro através do qual a Tríade espiritual, a personalidade e a Alma atuam. É o órgão para a distribuição da energia criativa, a energia do Terceiro Aspecto, empregada pelos aspirantes de discípulos probacionistas. No homem comum, o centro é o Sacro. Nos discípulos e iniciados é o Ajna.
Relaciona-se com a personalidade através do "cordão criador", com a alma através do "cordão da consciência"e com a mônada através do Sutratma ou "fio da vida".
É o órgão da palavra criadora. Registra o propósito ou intenção criativa da alma, transmitido pela fluência da energia desde o Centro Ajna. A fusão das duas energias ( matéria e espírito) conduz a algum tipo de atividade criadora. É a analogia superior do Centro Sacro (neste centro se encerram as energias criadoras positiva e negativa, personificadas independentemente no homem e na mulher, as quais se põem em relação através de um ato criador, ainda que sem um propósito definido).
A tireóide é a personificação física densa desta glândula, de importância capital para o bem-estar do ser humano comum. Seu propósito é resguardar a saúde, balancear o equilíbrio corporal e simboliza o Terceiro Aspecto da inteligência impregnada pela mente. Tem vinculação com o Espírito Santo, influindo sobre a Mãe, a Virgem Maria. As paratireóides simbolizam Maria e José e sua relação com o Espírito Santo.
Este loto está invertido nas primeiras etapas da evolução e incluem os pulmões ou parte deles. Durante a evolução, gira lentamente para cima e suas pétalas se estendem até as orelhas, incluindo a medula oblongada e a carótida.

http://www.caminhosdeluz.org/A-119.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário